50 Anos do Curso de Administração da UECE

O Centro Acadêmico Unificado do curso de Administração da UECE (CADM-UECE) convida os alunos para a comemoração dos 50 anos do curso de Administração da Universidade Estadual do Ceará (UECE).




Veja a programação da comemoração dos 50 anos do curso de Administração da UECE
Dia 5 de setembro:
09:00h - Abertura pelo Magnífico Reitor prof. Francisco de Assis Moura Araripe - Auditório Paulo Petrola.
09:20h - Apresentação do coral da UECE.
09:50h - Homenagem aos funcionários e ex-coordenadores do curso de Administração.
10:50h - Coffee Break.
11:10h - Palestra do ex-aluno do curso de Administração da UECE, Senador Eunício Oliveira.
12:10h - Encerramento das atividades da manhã.

18:30h - Abertura das atividades da noite pelo prof. Francisco Roberto Pinto - Auditório Aluísio Cavalcante do CESA.
18:40 - Painel sobre recursos humanos com o tema Geração Y pelos alunos Renan Timbó e Mariana Mota.
20:00h - Encerramento das atividades.

06 de Setembro
08:30h - Abertura das atividades pela diretora do CESA, profª. Maria da Conceição Pio - Auditório Aluísio Cavalcante.
08:45h - Apresentação musical pelo curso de Música da UECE.
09:30h - Apresentação de trabalho científico pela profª. Rosila Cavalcante de Albuquerque com o tema "Conjugando Ética com Negócio - A Ética Empresarial: Uma Ética Contemporânea, Um Empreendimento Coletivo".
10:30h - Apresentação do trabalho científico pelo prof. João Alves de Melo com o tema "Gestão Pública Participativa: Avaliação de Gestão na Prefeitura Municipal de Fortaleza, 2005 a 2010".
11:30h - Entrega dos certificados de participação aos integrantes da Comissão Organizadora das Comemorações dos 50 Anos do curso de Administração da UECE.
11:45h - Coquetel de encerramento com entrega de buttons comemorativos aos professores e aos funcionários do curso de Administração.

Conheça a História do nosso curso de Administração

A história do curso de Administração da UECE é coberta de pioneirismo, brilhantismo e de renome estadual e nacional. O renomado curso surgiu como Escola de Administração do Ceará, em 1960, a partir de uma sociedade civil denominada Instituto Cearense de Administração, fundada em 15 de junho de 1957, tendo como modelo a Escola de Administração de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, e foi um dos primeiros instalados no Brasil. Ainda nessa década foi classificado como um dos 3 melhores cursos da área no Brasil.

A Escola de Administração do Ceará colocou-se, desde o início do seu funcionamento, como uma instituição de vanguarda, iniciando com o Curso de Administração Pública e tendo o curso de Administração de Empresas começado a funcionar em 1969.

A partir do início da década de 1970, o governo do Estado do Ceará resolveu criar uma Universidade, através da incorporação ao seu próprio patrimônio das autarquias educacionais oficiais existentes, e encampou algumas unidades particulares de ensino superior que gozavam de elevado conceito na áera da Educação, destacando-se entre elas a Escola de Administração do Ceará.

Em 1975, o curso de Administração da antiga Escola de Administração do Ceará, então conhecido como um dos melhores cursos do país, passou a integrar, juntamente com o curso de Pedagogia, o Centro de Estudos Sociais Aplicados - CESA - da Universidade Estadual do Ceará, sendo o curso 001 da UECE.

Em 1983, com o intuito de fortalecer as linhas de conhecimento na área de administração, foi criado o Curso de Pós-Graduação em Administração Lato Sensu, com especialização em Gerencia Geral. A partir de então os cursos de pós-graduação foram diversificados abrangendo vários campos da administração.

Em 1991 a UECE implantou o Curso de Mestrado Acadêmico em Administração, com ênfase na pequena e média empresa.
Com o avanço da tecnologia e a necessidade de expansão do ensino superior, a UECE em 2007, em convênio com a Universidade Corporativa do Banco do Brasil, seu primeiro curso de Administração à distância e em 2010 criou o Curso de Bacharelado em Administração Pública à Distância, integrado a Universidade Aberta do Brasil – UAB, do MEC.
Esse é o curso que já formou vários profissionais de qualidade para as diversas áreas de Administração que atuaram e atuam em todo o Brasil e no exterior, curso também que formou políticos como o Senador Tasso Ribeiro Jereissati e o Senador Eunício Oliveira, além de Paulo Lustosa, Ministro da Desburocratização nomeado por Tancredo Neves. Também formou empresários como Beto Studart (ex-dono da Agripec e dono  da BS Participações), Alexandre Pereira (presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e que já foi presidente do Centro Industrial do Ceará, CIC, e vice-presidente da FIEC) e João Soares Neto (ex-diretor do Centro Acadêmico de Administração da UECE), dono do Shopping Benfica e que também exerce a função de Presidente da Sociedade Consular do Ceará e de Presidente da Academia Fortalezense de Letras.
Somos, agora, nós atuais alunos os construtores dessa história do curso de Administração da UECE e de sua contribuição para a sociedade cearense.
Fica aqui o agradecimento a todos que construiram a história desse curso, alunos, professores, coordenadores, funcionários e à UECE.
  50 Anos de Administração

CADM UECE: Formando Valores, Formando Administradores

Nenhum comentário :

Postar um comentário